Advertisements
Uma frente fria, que passou pelo litoral de São Paulo, gerou um sistema de baixa pressão, provocando fortes chuvas entre sábado (18) e domingo (19).
A massa de ar ficou concentrada na região da Baixada Santista e Litoral Norte acumulados elevados de chuvas.
Advertisements
A tendência é que a massa de ar se desloque para o litoral sul sentido Paraná, com acumulados que podem chegar a mais de 100 mm em Itanhaém e Peruíbe.
Entenda o volume das chuvas hoje no litoral de São Paulo
Uma entrevista à CNN, do pesquisador Pedro Camarinha, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), afirmou que o volume e a abrangência dos temporais impressionaram.
Advertisements
Camarinha explicou que o volume de chuvas no litoral paulista hoje é muito maior do que o normal, e foi causado por um sistema frontal.
Ele disse que esse tipo de sistema costuma trazer ventos fortes, raios e chuvas fortes em um curto período de tempo.
Veja também
Na Pré-estreia Homem Formiga arrecada quase 20 milhões
Learn about the disease that affects actor Bruce Willis
See Also:
Electrifying premieres mark cinemas this Thursday before Carnival
O pesquisador acrescentou ainda que a intensidade desses fenômenos vai depender da topografia de cada região impactada por essa frente.
O pesquisador também apontou outros impactos associados a esse sistema.
Ele mencionou que, devido à sua intensidade, haverá aumento do nível das águas em rios e córregos, além de deslizamentos de terra em alguns locais com topografia acentuada.
Camarinha pediu às pessoas que vivem perto de rios que tomem precauções e evitem ao máximo entrar em áreas de alto risco.
Finalmente, ele sugeriu que as pessoas se mantenham informadas sobre o que está acontecendo com seus sistemas climáticos locais para que possam tomar as medidas apropriadas contra inundações ou deslizamentos de terra, se necessário.
Alerta da Defesa Civil
A Alerta da Defesa Civil, vem desde o dia 16, com vigência até este domingo 19, prevendo fortes chuvas para o estado de São Paulo, sendo que o Litoral Norte era o foco deste alerta.
A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil se adiantou e montou um comitê de gerenciamento das ações de atendimento e auxílio aos desabrigados e desalojados pelas chuvas.
Inclusive a equipe da defesa Civil, já se encontra em São Sebastião, que declarou calamidade pública.
Os caminhões estão abastecidos de colchões, cobertas, kits de limpeza e cestas básicas para atender essas regiões afetadas pela chuva