Anúncios
O Brasil é o lar de algumas das borboletas mais impressionantes e únicas do mundo. Hoje conheceremos as Top 6 borboletas mais belas. Com um ecossistema diversificado, que oferecem uma variedade de habitats para explorar, não é de admirar que este país seja conhecido por sua incrível variedade de borboletas.
De cores vivas e padrões marcantes a formas e tamanhos interessantes, essas seis espécies estão entre as mais belas do Brasil. Se você é um entusiasta de borboletas ou apenas aprecia sua beleza, essas seis principais borboletas brasileiras certamente impressionarão.
Anúncios
Existem muitas borboletas lindas no Brasil, mas algumas delas se destacam por sua beleza e singularidade. Com asas que vêm em uma variedade de cores, formas e tamanhos, essas criaturas incríveis podem ser encontradas voando em jardins e parques em todo o país.
Portanto, é bem possível que você já tenha se deparado com um deles voando pelo seu jardim e nem notado.
Anúncios
Se você gostaria de aprender mais sobre esses adoráveis espécimes, então este artigo é exatamente o que você precisa! Aqui vamos cobrir as 6 borboletas brasileiras mais bonitas: seus nomes, como elas se parecem, onde vivem, como identificá-las e muito mais!
Está curioso para saber um pouco mais sobre essas criaturas requintadas, então continue lendo para descobrir tudo o que ele precisava saber.
VEJA TAMBÉM
Borboleta-oitenta-e-oito
10 cobras mais peçonhentas do planeta
Top 5 raças de cães para apartamento
Veja Também:
Conheça o impressionante Peixe-Espada
É a primeira da lista das mais belas do país do Brasil, lar de algumas das espécies mais impressionantes do mundo. De azuis vívidos e laranjas vivazes, este país vibrante está repleto dessas criaturas delicadas.
Com suas marcas azuis e roxas brilhantes, esta beldade possui uma envergadura que pode atingir até 15 centímetros de comprimento.
Não só cativa as pessoas com sua coloração única, mas também com seu incrível padrão de voo. Quando decola para o céu, ele bate graciosamente e desce pelo horizonte como uma fita colorida na brisa.
Embora possa ser encontrada em todo o Brasil, a borboleta-oitenta-e-oito prefere viver em regiões úmidas, como pântanos ou florestas tropicais, onde pode encontrar bastante néctar e outros insetos para se alimentar.
Borboleta capitão-do-mato
A borboleta Capitão-do-mato é um espetáculo de tirar o fôlego que tem cativado muita gente no Brasil. Suas brilhantes asas azuis e pretas são de lindos contrastes.
É a segunda na lista das 6 borboletas mais bonitas do Brasil, ficando atrás apenas da Borboleta-oitenta-e-oito. As cores vivas desta espécie ajudam-na a destacar-se nos jardins ou quintas locais.
Também é divertido vê-los voando enquanto procuram o néctar de várias plantas e flores. Isso não apenas os torna um espetáculo interessante de se observar, mas sua coloração marcante os torna impossíveis de ignorar.
Borboleta Beleza prola
É reconhecida internacionalmente como uma das mais belas borboletas do Brasil. É uma espécie de tirar o fôlego com impressionantes asas vermelhas, pretas e brancas que brilham à luz do sol. Esta espécie também é conhecida como a beleza da pérola ou pisca-pisca vermelha por seus tons brilhantes e marcas únicas.
Esta magnífica criatura foi recentemente nomeada para a lista Top 6 das mais belas borboletas brasileiras pelo renomado entomologista Dr. Pedro Silva da Costa. A equipe de pesquisa passou meses analisando várias espécies de borboletas em todo o Brasil antes de se decidir por essa seleção específica.
Ela se destaca acima de todas as outras concorrentes devido à sua beleza notável e padrões requintados em suas asas. Pode ser encontrada em vários habitats em todo o Brasil, incluindo florestas tropicais, campos abertos e até áreas urbanas.
Borboleta-monarca
A majestosa borboleta-monarca (Danaus plexippus) é uma espécie de borboleta serralha encontrada nas Américas do Norte, Central e do Sul. Este inseto espetacular há muito é admirado por sua beleza e graça, com uma envergadura de cerca de 70 milímetros de diâmetro.
A parte superior de suas asas é principalmente laranja, mas apresenta veias pretas distintas e manchas brancas que as tornam facilmente reconhecíveis. Do outro lado das asas, as cores são mais suaves e algumas até têm um toque de azul ou roxo
Elas vivem cerca de duas a seis semanas, embora algumas possam viver até oito meses se migrarem na época certa a cada ano. Eles se alimentam de néctar de flores de várias plantas, incluindo serralha, cardo, trevo e dente-de-leão, que ajudam a alimentá-los durante todo o ciclo de vida.
Além de serem conhecidas por realizarem a mais longa imigração feita por um invertebrado, por isso elas também habitam o nosso país e está entre nossas mais belas borboletas.
Borboleta Historis odius
Originária de uma grande variedade de habitats, a espécie é frequentemente vista pairando em torno de jardins e florestas. As impressionantes cores vibrantes de suas asas o destacam entre outros insetos, com sua coloração laranja brilhante a amarelo em suas asas anteriores e fundo marrom escuro a preto em suas asas traseiras.
Esta espécie pode ser identificada por seu padrão único ao longo das margens de suas asas, que apresentam manchas vermelhas, manchas brancas e bordas azuis, pálidas.
Quando observados de perto, os desenhos intrincados ao longo de seu corpo são verdadeiramente notáveis. Não é à toa que são consideradas uma das seis mais belas borboletas brasileiras!
Além de sua beleza marcante, as borboletas Historis odius também têm importante papel na cadeia alimentar da natureza como polinizadoras de diversas plantas em todo o Brasil.
Borboleta olho de pavão diurno
A borboleta olho-de-pavão diurna, também conhecida como Anartia amathea, é uma das seis mais belas borboletas encontradas no Brasil. Esta espécie vibrante apresenta uma base amarela brilhante com marcações pretas marcantes e manchas oculares distintas em suas asas.
Encontrada principalmente em florestas úmidas e savanas úmidas, essa borboleta é altamente ativa durante o dia, facilitando sua localização entre a folhagem.
Está linda borboleta tem uma envergadura de até cinco polegadas e se alimenta de uma variedade de fontes de néctar encontradas em seu habitat. Além de suas cores e padrões hipnotizantes, esta espécie também se destaca por sua longa vida útil de até um mês.
Sua capacidade de sobreviver em vários estágios o torna um importante polinizador em muitas áreas do ambiente tropical do Brasil.
Você sabia que…
As borboletas têm pés gustativo, é com eles que ela sente o sabor das flores.