Litoral de São Paulo teve chuvas intensas e inéditas

São Paulos kust hade intensiva och aldrig tidigare skådade regn

Annonser

Uma frente fria, que passou pelo litoral de São Paulo, gerou um sistema de baixa pressão, provocando fortes chuvas entre sábado (18) e domingo (19).

A massa de ar ficou concentrada na região da Baixada Santista e Litoral Norte acumulados elevados de chuvas.

Annonser

A tendência é que a massa de ar se desloque para o litoral sul sentido Paraná, com acumulados que podem chegar a mais de 100 mm em Itanhaém e Peruíbe.

Entenda o volume das chuvas hoje no litoral de São Paulo

Uma entrevista à CNN, do pesquisador Pedro Camarinha, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), afirmou que o volume e a abrangência dos temporais impressionaram.

Annonser

Camarinha explicou que o volume de chuvas no litoral paulista hoje é muito maior do que o normal, e foi causado por um sistema frontal.

Ele disse que esse tipo de sistema costuma trazer ventos fortes, raios e chuvas fortes em um curto período de tempo.

Veja também

Na Pré-estreia Homem Formiga arrecada quase 20 milhões

Lär dig om sjukdomen som drabbar skådespelaren Bruce Wilis



Elektrifierande premiärer markerar biografer denna torsdag innan karnevalen

O pesquisador acrescentou ainda que a intensidade desses fenômenos vai depender da topografia de cada região impactada por essa frente.

O pesquisador também apontou outros impactos associados a esse sistema.

Ele mencionou que, devido à sua intensidade, haverá aumento do nível das águas em rios e córregos, além de deslizamentos de terra em alguns locais com topografia acentuada.

Camarinha pediu às pessoas que vivem perto de rios que tomem precauções e evitem ao máximo entrar em áreas de alto risco.

Finalmente, ele sugeriu que as pessoas se mantenham informadas sobre o que está acontecendo com seus sistemas climáticos locais para que possam tomar as medidas apropriadas contra inundações ou deslizamentos de terra, se necessário.

Alerta da Defesa Civil

A Alerta da Defesa Civil, vem desde o dia 16, com vigência até este domingo 19, prevendo fortes chuvas para o estado de São Paulo, sendo que o Litoral Norte era o foco deste alerta.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil se adiantou e montou um comitê de gerenciamento das ações de atendimento e auxílio aos desabrigados e desalojados pelas chuvas.

Inclusive a equipe da defesa Civil, já se encontra em São Sebastião, que declarou calamidade pública.

Os caminhões estão abastecidos de colchões, cobertas, kits de limpeza e cestas básicas para atender essas regiões afetadas pela chuva

Bidragsgivare:

Eduardo Felipeti

Jag är den som håller ett öga på detaljerna och letar alltid efter nya ämnen för att inspirera och glädja mina läsare.

Prenumerera på vårt nyhetsbrev:

Genom att prenumerera godkänner du vår integritetspolicy och samtycker till att ta emot uppdateringar från vårt företag.

Dela: